Vista Cansada

Dificuldade na visão para perto

A presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, vem a ser o envelhecimento natural do cristalino e que atinge as pessoas geralmente aos 40 anos. A partir desta idade o cristalino (lente do olho) torna-se menos elástico, com maior rigidez, não conseguindo mais acomodar para a visão de perto.

Algumas das características são: afastar os braços para ler, necessidade de mais luz, falta de interesse pela leitura, dor de cabeça, ardor e visão embaçada.

A correção se faz por meio de óculos para perto. Nos míopes ocorre o processo inverso, o paciente tira os óculos para ler de perto, isto não quer dizer que a miopia diminui nesta idade, pois para longe o grau não muda.

Óculos multifocais ou bifocais estão indicados para as pessoas que já usavam óculos para longe (hipermetropia e/ou astigmatismo) e agora estão com dificuldade para perto em função da presbiopia.

Outra opção para a correção da vista cansada é por meio de lentes de contato, por um processo chamado monovisão, que vem a ser a adaptação de uma lente de contato com o grau de longe no olho dominante e com o grau de perto no olho não dominante. É preciso antes fazer um teste, pois não são todas as pessoas que se adaptam bem a este método. Erradamente, muitas pessoas acham que usando óculos o grau vai sempre aumentando. Mas não é bem assim, quando as pessoas começam a usar os óculos para perto, elas se sentem muito bem e criam uma dependência, dissemos que: “o olho é sem vergonha, quando começa a ver bem não quer mais ver mal”.

Finalmente podemos afirmar que praticamente ninguém passa pela vida sem usar óculos.