Síndrome de Visão de Computador

O Que é a Síndrome de Visão de Computador?

A síndrome de visão de computador (CVS ) é caracterizada por cansaço visual, associado ao uso excessivo do computador.Muitas pessoas não sabem que são portadores da CVS, pois têm leves alterações visuais que quase não causam sintomas.

Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. Testes foram realizados e comprovaram que a quantidade de radiação ultravioleta, produzida pelo computador, é uma pequena fração comparada com a radiação das luzes fluorescentes. Os níveis de radiação de um computador estão bem abaixo daqueles que provocam catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição.

Entretanto, as queixas de desconforto como dor de cabeça, olhos vermelhos, dor ocular, ardor, queimação, visão dupla, embaçamento tornaram-se muito freqüentes junto com o crescimento do uso dos computadores. Sendo assim, algumas medidas merecem uma atenção especial.

O computador está associado aos esforços visuais.Uma variedade de sinais e sintomas podem ocorrer com o uso dos computadores.As queixas quase sempre podem ser aliviadas pela mudança na disposição do local de trabalho, postura correta, iluminação adequada e prescrição de óculos, se necessário.

Para cada hora de trabalho, a frente do computador, recomenda-se um descanso de 10 minutos com os olhos em posição primária, ou seja, olhando para longe.Não há necessidade de manter os olhos fechados para o descanso. O uso prolongado do computador pode diminuir a freqüência do piscar, causando olho seco e sensação de areia, sendo às vezes necessário à prescrição de colírios lubrificantes.

Nos locais de trabalho recomenda-se que a tela do computador fique um pouco mais distante da posição normal de leitura, e o topo da tela seja colocado ao nível dos olhos. O material de trabalho que é utilizado (textos, desenhos), deve ficar o mais próximo possível da tela, para que se diminua assim os movimentos da cabeça e dos olhos e mudanças na focalização das imagens. A luz deve ser colocada de forma que se diminua o reflexo.

Como a tela do computador é colocada normalmente mais longe da distancia habitual de leitura, alguns detalhes são importantes. Pessoas que após os 40 anos usam óculos somente para perto, em decorrência da vista cansada (presbiopia), muitas vezes necessitam óculos multifocais para ter uma boa focalização para a visão intermediária (tela do computador). As pessoas que necessitam de óculos para longe e perto, e não se adaptam aos bifocais e multifocais, podem fazer uso de óculos com correção para perto e visão intermediária. É muito freqüente pessoas que, anteriormente, não usavam óculos por não terem queixas, ignorarem o fato de serem portadoras de deficiências visuais como a hipermetropia e/ou astigmatismo.Após o trabalho no computador, os sintomas começam a aparecer e o uso dos óculos se torna indispensável.É importante salientar que não foi o computador que provocou o astigmatismo e/ou hipermetropia, a pessoa já possuía e o computador fez evidenciar os sintomas.

Em se falando de óculos, o que também melhora muito o conforto visual são os tratamentos anti-reflexos dados as lentes dos óculos. Estima-se que a maioria das pessoas, que hoje trabalham por mais de 3 horas por dia no computador, sofrem de algum sintoma ocular. Nossos olhos não estão preparados para fixar o monitor do computador durante muitas horas seguidas.

É importante o paciente descrever o local de trabalho, a distancia e o tipo de trabalho que faz no computador para que o oftalmologista possa prescrever lentes corretoras que proporcionem mais conforto e bem estar.