Óculos Prontos

O Perigo dos Óculos comprados prontos

Óculos comprados prontos em Camelôs ou nas Farmácias, podem trazer sérios incovenientes para os olhos.

É necessário que os óculos sejam confeccionados sob medida, pois cada pessoa tem uma distância entre os olhos que varia de acordo com o tamanho do seu rosto. Esta distância tem que ser igual ao centro óptico das lentes. Os óculos comprados prontos dificilmente apresentam o centro óptico adequado para os olhos de quem usa. Com esses óculos a pessoa consegue enxergar, mas depois de algum tempo começa a aparecer desconforto visual, dor de cabeça, ardor ou lacrimejamento.

Outro incoveniente é que inúmeras vezes as pessoas têm graus diferentes nos dois olhos e, com certeza, usando esses óculos irão forçar mais um dos olhos, ocasionando assim problemas visuais. Quando, além da vista cansada, a pessoa apresenta também astigmatismo, usando esses óculos a correção será parcial, já que eles não corrigem o astigmatismo, trazendo prejuízo para a visão do paciente.

Nos E.U.A esses óculos são vendidos geralmente em farmácias, e a venda é liberada porque lá a mentalidade é outra. As pessoas têm consciência de que tais óculos são apenas provisórios, enquanto aguardam que os óculos prescritos pelo Oftalmologista sejam confeccionados.

É importante salientar que preservar a visão é um dos grandes bens que o ser humano pode oferecer a si próprio. Portanto, na consulta para a prescrição de óculos, podemos detectar doenças em seus estágios iniciais como diabetes, hipertensão aterial, glaucoma, que muitas vezes levam a cegueira se não tratados à tempo.