Mitos e Verdades

Ler em automóvel pode provocar descolamento de retina?

Não, o movimento em qualquer meio de locomoção não causa descolamento de retina. Porém não se recomenda a leitura em movimento, pois o esforço visual será maior, podendo levar a um cansaço visual provocando dor de cabeça, ardor lacrimejamento, dor ocular, etc...

Limão clareia os olhos?

Não, o limão é totalmente contra indicado para uso ocular, pois pode provocar irritação nos olhos, podendo ocasionar até ulceras de cornea. Para aliviar os sintomas provocados por irritação, recomenda-se colírios anti-sépticos ou soro fisiológico.

Catarata é uma membrana que cobre os olhos?

Não, esta membrana é chamada de pterígio, que vem a ser a formação de um tecido conjuntivo que quando provoca irritação, por razões estéticas ou se desenvolve muito, atingindo a região central da cornea, deve ser removido cirurgicamente.

É verdade que anel quente é bom para curar terçol?

Não, esta é uma velha crença popular, só tem valor histórico. Compressas quentes são muito mais eficazes.

Diabetes pode causar cegueira?

A diabetes pode causar cegueira proveniente de alterações no fundo do olho. É muito importante uma avaliação freqüente com exame de fundo de olho, que pode detectar alterações e a aplicação de laser, previne complicações futuras como as hemorragias, que quando não tratada pode levar a cegueira. Uma dieta rigorosa e o acompanhamento clínico são essenciais, pois a diabetes não tem cura na maioria dos casos e sim o controle.

O que são moscas volantes?

Moscas volantes são pequenas flutuações que se formam no vítreo, substância gelatinosa transparente que preenche o globo ocular. Flutuações podem ser um grupo de células, uma parte do vítreo que descolou, células de sangue flutuando no vítreo ou inflamação intraocular. Na maioria das vezes as flutuações são células que se agrupam e de pouca importância, podendo aparecer e desaparecer, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento. Aos portadores de moscas volantes recomendamos uma ida ao oftalmologista anualmente, ou quando surgirem mudanças significativas na quantidade ou tipo de flutuações, pois pode ser um alerta e um diagnostico realizado precocemente pode evitar uma complicação mais grave.

Ver televisão de perto pode prejudicar a visão?

Ver televisão de perto pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. O ideal é assistir à televisão a uma distância de 2 metros no mínimo, e sempre com o local iluminado. A radiação emitida pela televisão é mínima não causando danos aos olhos.

O uso de lente de contato faz estabilizar o grau da miopia?

Não, o uso da lente de contato não interfere na evolução do grau de miopia.

O computador estraga a visão?

Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, visão embaçada, podem ocorrer após o uso excessivo do computador. Recomenda-se um descanso de 10 minutos para cada hora de trabalho à frente do computador. É importante uma avaliação oftalmológica para avaliar a necessidade de uso de óculos e observar a distância correta do monitor e do texto, boa iluminação e postura correta, para minimizar o cansaço provocado pelo uso excessivo do computador.

O glaucoma é contagioso?

Não, glaucoma é o aumento da pressão intraocular e, quando não tratado, provoca danos irreversíveis ao nervo óptico. Por sua vez, a lesão do nervo óptico provoca o estreitamento concêntrico do campo visual, o passo seguinte é a cegueira. Não é contagioso, porém tem um fator hereditário muito importante. O perigo do glaucoma é que, raramente, apresenta sintomas, exceto nos chamados glaucomas agudos que são raros. Recomenda-se que a partir dos 40 anos, a pessoa faça uma consulta anual ao oftalmologista para medir a pressão intraocular.

O uso dos óculos faz diminuir o grau?

Os óculos corrigem a qualidade da visão, mas não interferem na evolução do grau. Nas crianças que necessitam de óculos, é importante o uso dos mesmos, pois, em fase de desenvolvimento, a falta de óculos pode provocar sintomas como dor de cabeça, ardor, lacrimejamento, falta de concentração e o pior, pode levar a ambliopia, ou seja, o não desenvolvimento total da visão.

A cirurgia de miopia elimina sempre o uso de óculos?

Orientamos sempre aos pacientes que a cirurgia da miopia está indicada para a redução do grau, eliminando a dependência dos óculos e/ou lente de contato. Independente do grau nunca pode garantir zerar, não devemos criar a chamada “falsa expectativa”, sendo importante fazer um estudo psicológico do paciente.

Os olhos podem ser transplantados para outra pessoa?

Não, somente a cornea pode ser transplantada de um individuo para outro. Em alguns casos também utilizamos a esclera para a realização de enxertos. O transplante é indicado quando ocorre uma perda da transparência da cornea.

Vista cansada é mais freqüente nas pessoas que lêem muito?

Não, a conhecida vista cansada ou presbiopia aparece em torno dos 40 anos, independente da pessoa ter ou não lido durante a adolescência. Com o passar do tempo o cristalino vai, aos poucos, perdendo o poder de acomodação e ocorre uma dificuldade para perto, sendo então prescritos óculos.

É preciso que a catarata amadureça para operar?

Não, com as técnicas atuais não há mais necessidade de amadurecer a catarata para operar, a pessoa deve operar quando não consegue mais fazer aquilo que gosta, em função da baixa da acuidade visual provocada pela catarata. Atualmente a cirurgia é realizada com anestesia local, não há praticamente contra indicação de realizar a cirurgia em pacientes com idade bastante avançada.

Óculos escuros protegem os olhos?

Sim, porém é importante que as lentes sejam de boa qualidade para filtrar os raios ultravioletas e infravermelhos. Lentes que só escurecem e não possuem filtros, são muito prejudiciais, pois as pupilas se dilatam e a quantidade de raios que penetram no olho é muito maior, podendo provocar doenças como a catarata.

Lavar os olhos com água corrente é bom para quem tem olho seco?

Não, o olho seco é uma alteração ocular, onde ocorre uma diminuição da produção de lágrima. Inúmeras são as causas de olho seco, sendo muito freqüente, associado a doenças reumáticas. A idade e alguns medicamentos como os betabloqueadores, antidepressivos, diuréticos, antialérgicos, também podem provocar uma diminuição do filme lacrimal. O tratamento inicial é colírio lubrificante para evitar lesões na cornea. Nos casos mais graves pode haver a necessidade da obstrução do ponto lacrimal que pode ser temporário ou definitivo.

Sempre se opera os dois olhos de catarata juntos?

Não, recomendamos sempre operar o olho pior primeiro e quando ocorre a recuperação total então, operamos o outro olho. O prazo é em média de 30 dias, podendo haver variações dependendo da recuperação individual de cada um.

Quando são receitados dois colírios diferentes, qual é o intervalo entre eles?

O intervalo deve ser de, aproximadamente, 5 minutos. A forma correta é puxar a pálpebra inferior para formar uma bolsa e instilar uma gota que é o suficiente. Após a instilação é importante comprimir o ponto lacrimal, pois o colírio pode ser absorvido pela parte interna do nariz e cair na circulação sangüínea, podendo alcançar o coração e cérebro.

Óculos prontos, para perto, têm contra indicação?

Sim, os óculos prontos só estão indicados nos casos de emergência, enquanto se aguarda o exame com o oftalmologista. Estes óculos têm uma distância pupilar que pode ser diferente, já que cada pessoa tem um tamanho de rosto, e é muito freqüente também as pessoas terem graus diferentes nos 2 olhos.