Colírio

O uso correto de Colírio e Pomada

Incline sua cabeça para trás e olhe para cima reclinado em uma cadeira. A pálpebra inferior deve ser puxada para baixo para formar uma bolsa na qual o colírio é instilado. Após a aplicação do colírio, as pálpebras devem ser suavemente fechadas durante cerca de 2 minutos para dar tempo para que a medicação seja absorvida pelo olho. Neste momento evite piscar para não lançar a gota para fora do olho.

Bloqueie os ductos lacrimais com o dedo indicador durante 2 minutos , evitando dessa forma o fluxo do colírio e das lágrimas para dentro do nariz. Isto é importante, pois o colírio pode ser absorvido pela parte interna do nariz e cair na corrente sanguínea , podendo alcançar o coração, pulmões e cérebro.

Se for prescrito mais de um colírio ,deve-se esperar 5 minutos, em média , antes de aplicar o segundo, para que ele seja melhor absorvido. Colocar mais de uma gota de uma só vez causa um transbordamento e a outra gota será eliminada. Ao usar a pomada proceda da mesma forma puxando a palpebra inferior para baixo ou aplique uma pequena quantidade na ponta do dedo indicador,fechando os olhos e espalhando suavemente sobre as palpebras.

Observações Importantes:

* Evite que o frasco entre em contato com o olho.

* Mantenha o frasco sempre tampado.

* Verifique o prazo de validade

* Alguns colírios necessitam ser guardados na geladeira.

* Não utilize colírios que já foram utilizados por outras pessoas.